VISITANTE....SEJA BEM VINDO!

Agradeço sua visita. Espero que tenha gostado e antes de sair, deixe uma mensagem, por mais simples e rápida que ela possa ser, sempre há um conteúdo que, certamente, agrega conhecimentos.
Obrigado
!

segunda-feira, 2 de maio de 2011

O Google e seus recursos como um poderoso Objeto de Aprendizagem(OA)

Os objetos de aprendizagem – AO – são, segundo Wiley - 2000 apud Ricas, “qualquer recurso digital que possa ser reutilizado para dar suporte à aprendizagem” . Atualmente existem diversos sites com estes objetos já desenvolvidos ou ainda em desenvolvimento.

O principal objetivo não é a substituição do professor, isto deve ficar bem claro, mas sim fornecer ao professor as ferramentas ou simulações necessárias  para tornar suas aulas atraentes, próximas da realidade virtual que nos rodeia e que desperte o interesse ao aluno em buscar aprender.

Destacam-se alguns como o (Banco internacional de objetos de Aprendizagem (BIOA),   RIVED, portal do professor  ou o LABVIRT que possuem tecnologia avançada e que atendem a quase todos os níveis da educação, desde o nível fundamental até o nível superior. Poder-se-ia citar outros mais, entretanto vou me ater aos aplicativos existentes no Google.
O Google  sempre nos surpreende com uma novidade que  procura  facilitar nossa navegação na internet, mas na minha opinião, seus aplicativos também podem ser utilizados como excelentes OBJETOS DE APRENDIZAGEM, basta ter os meios de informática disponíveis em uma sala de aula,  um acesso a rede mundial e um pouco de criatividade do professor.

Vamos descrever sucintamente, alguns dos aplicativos que hoje estão disponíveis:


GOOGLE MAPS -  aplicativo que possibilita localizar endereços, apresentando detalhes planimétricos ou por imagens de satélite. Pode-se inclusive acrescentar dados e informações através do GOOGLE MAP MAKER, disponível para o Brasil desde 2008.


GOOGLE TRADUTOR – aplicativo que realiza a tradução instantânea e gratuita de palavras ou textos em 58 idiomas possíveis.
 GOOGLE ACADEMICO - O Google acadêmico foi criado em 2004, mas apenas em 2006 passou a possuir pesquisas em português, sendo conhecido como Google Acadêmico Brasil. O Google Acadêmico Brasil serve para pesquisar trabalhos e obras acadêmicas sobre os mais variados assuntos, incluindo trabalhos escolares, TCC, monografias etc…

GOOGLE EARTH - é um aplicativo cuja função é apresentar um modelo tridimensional do globo terrestre, construído a partir de mosaico de imagens de satélite obtidas de fontes diversas, imagens aéreas (fotografadas de aeronaves). Desta forma, o programa pode ser usado simplesmente como um gerador de mapas bidimensionais e imagens de satélite ou como um simulador das diversas paisagens presentes no Planeta Terra. Com isso, é possível identificar lugares, construções, cidades, paisagens, entre outros elementos. O programa é similar, embora mais complexo, ao serviço também oferecido pelo Google conhecido como Google Maps.
GOOGLE DOCS – aplicativo  que é a integração dos serviços Office do Google. Planilhas, textos, colaboração entre usuários e chat para trocar informações são alguns dos recursos disponíveis. Uma  boa vantagem do pacote unificado é que as planilhas e os textos podem ser guardados em um único local, ou seja, caso você tenha armazenado os arquivos no servidor pode alterá-los, salvá-los ou até mesmo publicá-los de qualquer computador com acesso a internet, independente do sistema operacional.

GOOGLE ANATOMIA (Bodybrowser) – aplicativo lançado em 2011 que possibilita uma viagem ao interior do corpo humano com visão em 3D dos diversos sistemas que compõem o nosso corpo. Pelo programa é possível navegar por todo o corpo humano, dividido em categorias como músculos, ossos, órgãos, sistemas circulatório, nervoso, entre outros. A navegação é similar ao Google Earth, com modo de zoom e visualização tridimensional. Os nomes de cada parte do corpo humano também são exibidos ao clicar em cima da parte escolhida. Também é possível buscar por determinada parte ao digitar o nome no campo de buscaa, porém, a língua nativa do programa é o inglês.
 
Estes são alguns dos recursos que estão disponíveis para que o professor possa, por meio dos conteúdos digitais despertar o interesse dos alunos. Naturalmente ocorrerá uma interdisciplinaridade visto que podem ser explorados assuntos de várias matérias aliados aos recursos tecnológicos e as aulas de informática, por exemplo
 Fontes:
http://www.authorstream.com/Presentation/lucimeri1000-988817-cep-aula-6-objetos-aprendizagem/
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/
http://www.labvirt.fe.usp.br/
http://www.parana-online.com.br/editoria/cidades/news/225129/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Google_Earth
http://bodybrowser.googlelabs.com/

2 comentários:

  1. Olá Zanatta

    Sou fã de carteirinha do seu blog!
    Acho que você é um grande comunicador e educador! Parabéns!
    O seu texto é uma aula. Você conduziu o leitor para cada ponto indicado. Eu adorei a escolha do Google. Muita gente ainda desconhece as inúmeras possibilidades dele. Há pouco tempo descobri que dá pra montar enquetes no Google Docs, mas ainda não tive tempo de testá-lo.
    Não deixe de compartilhar a sua experiência e aprendizagem conosco.
    Nota 10!
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Esqueci de dizer que observei o novo logo do seu blog. Ficou lindo! Você o confeccionou na ferramenta sugerida pelo Maj Wagner não é? Eu também testei e aprovei. Inclusive, dar o "bizu" num texto já é um ótimo post!
    No meu blog (http://mediaticblog.blogspot.com/) eu usei o LogoEase http://www.logoease.com/
    #ficaadica

    ResponderExcluir